A fotografia no e-commerce como estratégia no aumento de conversões

As compras na internet tem um comportamento um pouco diferente das compras realizadas em lojas físicas, no e-commerce o consumidor tem mais tempo para comparar produtos, ler opiniões de outros consumidores e tomar a sua decisão com tranquilidade, sem a pressão de um vendedor ao seu lado. A fotografia no e-commerce como estratégia no aumento de conversões Mesmo assim, muitas pessoas compram pela internet por impulso. Os bons resultados de campanhas de e-mail marketing e o alto volume de vendas dos sites de compras coletivas são alguns exemplos. Enviar ofertas relevantes e atraentes para o consumidor, na hora certa, aumentam muito as vendas da loja virtual. Além das ofertas, o lojista virtual deve explorar ao máximo as descrições e as imagens de seus produtos. Do ponto de vista das descrições, são importantes não apenas para que os visitantes tirem todas as dúvidas em relação aos produtos, mas também o lojista deve pensar na indexação no Google, quais as palavras-chave que estão relacionadas e como posicioná-las nos resultados de buscas. Com relação às fotos dos produtos, ainda há muita dificuldade das lojas virtuais brasileiras em fazer bom uso delas. A captação e tratamento são vistos como um custo alto, o que faz com que grande parte dessas imagens acabem sendo buscadas nos sites e catálogos dos fabricantes. O ruim disso é que no final das contas, todo mundo usa as mesmas imagens. Boas fotos, exclusivas, aumentam muito as taxas de conversão. Aumentam até mesmo as compras por impulso. Saber tirar boas fotografias no e-commerce é um diferencial competitivo que deve ser explorado. Não há muito mistério em captar boas fotos no e-commerce, basta ter o equipamento adequado e conhecer algumas técnicas. Segue abaixo algumas dicas: • Compre uma câmera semiprofissional • Dependendo do tamanho dos produtos que você vende, compre uma tenda fotográfica (produtos pequenos) ou uma mesa still (produtos maiores) • Compre pelo menos duas boas fontes de luz com tripés (use uma de cada lado). O ideal são três, uma de cada lado e outra por cima do produto • Digitalize as imagens com alta definição • Use fundo branco (há exceções) • Capture o produto por diversos ângulos e detalhes • Faça a calibragem correta da câmera • Configure o ISO da câmera • Conecte a câmera ao computador para ganhar agilidade Quanto melhor for a qualidade da iluminação e a calibragem do equipamento, menos trabalho você terá no tratamento das imagens. Algumas pessoas podem confundir qualidade com resolução. São coisas diferentes. A qualidade é a forma com que a imagem foi captada, sem sombras, com ângulos bem feitos. A resolução é o que dará a definição das bordas do produto, caso você utilize a ferramenta de zoom na imagem. Ainda com relação ao tratamento das fotos para e-commerce, você pode excluir o fundo branco, deixando transparente e salvando no formato de PNG ao invés de JPG. Use também marcas d’água nas suas fotos, para evitar a cópia das imagens. Por último, salve suas fotos para e-commerce sempre com o nome e modelo do produto. Isso vai ajudar muito o SEO (Search Engine Optimization). Vá em frente e invista nas fotos de seu e-commerce. Com certeza as vendas aumentarão! Fonte: E-commerce News - Autor: Mauricio Salvador